RAÍZES DA FÉ. (Pr. Paulo Cesar)

Crescer com profundidade

BENEFÍCIOS DO PERDÃO

Posted by pastorpaulo em 20 abril, 2007

“e, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores;” (Mt.6:12).

Jesus, em outras palavras está dizendo que é muito melhor perdoar dívidas, do que cobrá-las acrescida da taxa de vingança. È melhor perdoar faltas, do que exigir pagamento com os juros da ira. É melhor perdoar erros, do que recebê-los com a correção da raiz de amargura. Seja um perdoador e desfrute destes e outros benefícios do perdão.
1º.- Reciprocidade no perdão. Não se engane, Deus perdoa somente aquele que já perdoou. Deus não tem compromisso de perdoar quem está com o coração em fel de amargura. Primeiro temos que perdoar, depois somos perdoados por Deus. Ele deu o exemplo, como ser espiritual enviou Jesus
para morrer pelos carnais. Se você é espiritual como diz ser, você perdoa, porque perdoar é um dos atos que mais nos torna parecidos com Deus, afinal Deus perdoou seres que nada tinham em comum com ele. (2 Co.5:17-19)
2º.- Proximidade de Deus. Deus sempre está presente no seu próximo (Mt.28:20; Jo.14:16-17), portanto proximidade de Deus implica em estar mais que próximo, é estar dentro do coração do outro. Distanciar-se do próximo é distanciar-se de Deus. O profeta Isaías exortou veementemente a Israel que tinha o hábito de jejuar pão e água, cultuar com sacrifícios de animais, mas que abrigava conflitos relacionais. Deus enojado do formalismo cúltico expressou, “Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade…? … e não te escondas do teu semelhante?” (Is.58:6-7). Virar ou esconder o rosto do próximo é dar direito a Deus de fazer o mesmo com você.
3º.- Perdoar é saúde para a alma. O maior beneficiado com o perdão não é quem o recebe mas quem o concede. A alma fica livre, não é prisioneira de quem a feriu. Quem não perdoa, acorda, toma as refeições e dorme com o ofensor, é escravo dele. Quem perdoa tem mais saúde na alma, tem alma sempre limpa que não aceita ficar imunda, é sempre nova, pois recebe a graça diariamente.
4º.- Perdoar é mais barato. Se os princípios espirituais do perdão não te movem a ele, talvez os valores monetários te sensibilizem a praticá-lo. Pesquisas indicam que mais de 60% de enfermidades emocionais e muitas de natureza física nas pessoas, são conseqüências de um coração amargurado, que não perdoou. Quem perdoa deixa de comprar antidepressivos, deixa de gastar com terapeutas, deixa de gastar seu tempo e de outros com horas de conversa. Quem perdoa economiza dinheiro e tempo, e age como Deus agiu, vai imediatamente em busca do relacionamento que foi rompido, (Gn.3:8). Perdoar é mais barato.
Com muito temor e tremor,
Pr. Paulo César da Silva

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: