RAÍZES DA FÉ. (Pr. Paulo Cesar)

Crescer com profundidade

Como vencer a ansiedade.

Posted by pastorpaulo em 29 abril, 2007

  

Não andeis ansiosos de cousa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6-7)

INTRODUÇÃO.

01- Especialistas dizem que o século 21 terá novas doenças que serão conhecidas como as doenças do século.

a)- São elas: 1- Obesidade, 2- Compulsão por jogos eletrônicos e 3- Ansiedade por informação.

b)- Entre as doenças que vitimaram pessoas nos séculos passados e continuarão a destruir vidas estão a Depressão e a ansiedade.

02- Eu classifico a ansiedade em duas categorias: 1- Ansiedade fútil: Que atinge as classes “Ba e A”. Ansiedade que tem a madame porque não sabe a cor da BMW que escolhe para comprar. Por não saber qual universidade o “filhinho” irá estudar. 2- Cruel Ansiedade: Que atinge as classes “Bbc, C e os Miseráveis”. Ansiedade por não ter certeza de que terá o pão no amanhã. Por não ter nenhuma perspectiva futura para o filho, para a própria velhice. 

NARRAÇÃO.

01- A carta aos Filipenses é um convite de Paulo a um mergulho fundo na graça de Deus. 

1º.- Porque Ele Está Preso, Mas, se Sente Um Homem Livre. 

a)- 1:14 “E a Maioria dos Irmãos, Estimulados No Senhor. Por Minhas Algemas, Ousam Falar Com Mais Desassombro a Palavra de Deus”. – A voz dele está ecoando do lado de fora da prisão. 

b)- Paulo é o Marcola ao inverso. Paulo é o Marcola do evangelho. Preso ele faz uma revolução da graça de Deus do lado de fora da prisão. 

2º.- Porque Ele Tem Esperança Vivendo no Meio dos Desesperançados (Presos). 

a)- 1:20 segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte.”  Ele tem certeza que Jesus será exaltado nele. Em nada envergonhar o Senhor. 

b)- Para ele viver é um presente maravilhoso, mas morrer é a glória suprema de estar com Jesus. 

 3º.- Porque Ele Consegue Ter Mente Santa Vivendo Em Um Mundo de Pervertidos. 

a)- 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” Ele mantém a suma mente encharcada de coisas nobres.  

b)- Sua mente não tem censuras porque ela está cheia dos valores do Reino de Deus.

TRANSIÇÃO.

01- No nosso texto, Paulo cheio da graça, e exercendo a função de um psicoterapêuta, nos fornece algumas orientações para vencermos a ansiedade. 

a)- Quais orientações nós encontramos neste texto para vencer a ansiedade? 

1º. – OBEDEÇA A PALAVRA DE DEUS  (  6  ).

01- Há dois imperativos neste texto sobre a ansiedade. O primeiro é “não andeis ansiosos”. Isto quer dizer que quando alimentamos a ansiedade pecamos contra Deus. 

a)- O segundo é “de cousa alguma”. Isto inclui necessidades pequenas e simples e as grandes e fundamentas para a nossa existência. 02- A maior fonte alimentadora da nossa ansiedade são os nossos desejos. Isto porque nossos desejos geralmente são materialistas, consumistas que visam nosso bem estar antes de visar a glória de Deus. 

 a)- Nossos desejos são frutos da fútil necessidade de demonstrar a sociedade que somos pessoas de sucesso. 

b)- Como servos de Deus tudo que colocamos em primeiro lugar na nossa vida, ocupando o lugar que é exclusivamente de Deus, é desejo pecaminoso e gera uma terrível e avassaladora ansiedade. 

c)- Vs.11 “…aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” Paulo afirma que a antídoto para vencer a ansiedade produzida pelos nossos desejos, é o contentamento. Seja uma pessoa feliz, contente com o pouco ou o muito que Deus já permitiu saudavelmente você ter. 

 d)- Vs.6 “Com ações de graça”. Seja agradecido. Gratidão também é remédio contra a ansiedade. Nós temos muito mais do que merecemos, e este fato é suficiente para sermos gratos a Deus todo dia.

03- A ansiedade é uma manifestação da nossa incapacidade de crer no cuidado de Deus. E nós duvidamos do cuidado de Deus basicamente por duas razões:

1-Porque somos descuidados com Ele. Nós temos banalizados o amor do Pai, nós abusamos da graça dele, nós brincamos com o pecado, nós brincamos de produzir santidade e vida de piedade.

2-Poque somos maus cuidadores: Cuidamos mau da família, cuidamos mau da Igreja do Senhor, cuidamos mau do nosso serviço. Pela nossa experiência de maus cuidadores, projetamos este mau cuidado para Deus, achando que Ele não cuidará devidamente de nós, nos tornando ansiosos.

04- MT.6:32 “…o vosso pai celeste sabe que necessitais destas cousas”. Jesus está afirmando que Deus sabe e providencia tudo que necessitamos porque Ele tem cuidado de nós. 

2º. – FALE DE TUDO COM DEUS  (  6  ).

01- A maior mentira que ouvimos no final do século vinte e continuamos a ouvir neste século, é de que nós estamos vivendo na era da comunicação. 

a)- Nós estamos sim na era da tecnologia, que transmite informações rápidas, nos tornando cada vez mais objetivos e formais. 

b)- Apesar de toda sofisticação tecnológica, nós não estamos vivenciando comunicação. 

 c)- Na família falta diálogo. Casais emudecidos. Filhos dentro de casa, mas distantes emocionalmente. 

d)- No trabalho falta tanto diálogo que o colega é um estranho. O Máximo que se sabe dele é o número do celular, e isto por causa dos contatos profissionais. 

e)- Na Igreja falta diálogo de comunhão. Aquela conversa de abrir o coração para quem é meu irmão.

02- A falta de falar do que está dentro do nosso coração gera ansiedade. Isto porque nós fomos feitos para abrir o coração, mas as pessoas em seu mundo pessoal e sem tempo, não querem ouvir o nosso coração. 

a)- O Apóstolo diz que para evitarmos a ansiedade, devemos falar de tudo com Deus, “em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus…” (vs.6). 

b)- Esta orientação de Paulo, nos leva a considerarmos um fato:       

 1- Cessou o tempo do formalismo na nossa comunicação com Deus. 

a)- Não estou propondo e nem aceitando a banalização e a vulgarização nas nossas conversas com Deus. Estou dizendo que não podemos falar com Deus usando tanta formalidade e tantas palavras que dão a idéia de que o nosso Deus é um ser impessoal, distante, e que exige uma postura rígida, fazendo nos esquecer de que ele é o nosso Pai celestial. Como Pai celestial, ele exige e nós devemos ter respeito, reverência e temor. Porém Ele nos dá a liberdade para falar-lhe de tudo e sobre tudo o que o nosso coração necessita.

03- Deus sabe o que está dentro do seu coração, e falar com ele sobre o que ele já sabe, em nada o mudará como Deus, mas, transformará a sua vida. Você será curado da ansiedade. 

a)- Pare de ter conversas superficiais com Deus, do tipo “obrigado pelas bênçãos” “perdoa meus pecados” De nome as bênçãos, de nomes aos seus pecados. Respeitosamente fale de tudo com Deus, até como você está se sentindo. Deus não tem dificuldades em ouvir e tratar com nossas neuroses, nossos desabafos. Ele é o Pai que nos convida a falar sobre todas as coisas da nossa vida com ele. 

3º. – DEIXE A PAZ DE DEUS TE GUARDAR  (  7  ).

01- A indústria da insegurança e do medo é uma das indústrias que mais ganha dinheiro no Brasil. Você algum dia imaginaria que o medo e a insegurança seriam produtos industrializados em nosso País? 

a)- Hoje você faz seguro de vida, seguro do carro, seguro dos bens. Coloca alarmes no carro, na casa. Portão eletrônico, cerca elétrica. Rastreadores via satélite e outros recursos tecnológicos mais. 

b)- É a Indústria do medo e da insegurança vendendo os mecanismos dela, para minimizar o pavor das pessoas.

02- Paulo diz, que além da proteção Deus, toda tentativa de arrancar de dentro do nosso peito a ansiedade por causa do medo e da insegurança são meras tentativas de proteger no máximo nossa integridade física, não protege nossas emoções e nossa alma. 

a)- Segundo ele, somente a paz de Deus pode nos guardar e tratar com a nossa ansiedade. Ele diz isto claramente no verso 7, e explica porque. 

1º. Porque a paz de Deus excede todo o nosso entendimento. 

a)- A questão, como Deus pode nos guardar? Está fora do nosso entendimento, mas o fato é que Deus guarda. Nossa alma o conhece e nele ela confia e descansa no cuidado dele. 

b)- Veja um dos exemplos bíblicos. Davi. No salmo 23:4 ele disse, “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. Davi está dizendo que a presença de Deus arranca do nosso coração o temor até de situações de enfrentamento da morte. 

c)- A grande questão é que a ansiedade insiste em dizer que amanhã nós estaremos em perigo.Ela cria a expectativa do perigo, gerando um novo medo. Não ouça a sua ansiedade. Descanse na paz de Deus que excede todo o entendimento. 

2º. Porque a paz de Deus guarda a nossa mente e o nosso coração. 

 a)- O verbo grego para “guardar” tem dois significados: 1- guardar da invasão do inimigo. 2- Impedir a fuga, referindo-se a um soldado inimigo capturado. 

b)- Com estes significados do verbo “guardar”, nós aprendemos duas lições fundamentais para a nossa vida.

1ª- Deus nos guarda dos nossos inimigos, não deixando que eles nos destruam. Não somos consumidos pelo diabo, pelo pecado, pelo homem vil e outros inimigos, porque Deus nos guarda deles.

2ª- Deus nos guarda de nós mesmos. Deus impede a nossa fuga. Muitas vezes queremos fugir da vida, abandonar a luta, desistir. Pensamos em fugir até do próprio Deus, mas Ele nos guarda de cometermos estas violências contra nós mesmos. 

c)- Ouça algo e guarde em seu coração. Você é o maior patrimônio que você tem, mas você é a maior ameaça para você mesmo. Deus tem te guardado da sua espiritualidade doentia, da frieza espiritual mórbida e insuportável que não reage aos gemidos inexprimíveis do Espírito Santo. Deus tem nos guardado de nós mesmos. 

3º. Porque a paz de Deus guarda somente aqueles que são de Cristo Jesus.  a)- Deus é Pai, e como Pai guarda somente os seus filhos, e Deus só tem filhos através de Jesus. Deus cuida somente da sua família, e a família de Deus é em Jesus, o primogênito. 

b)- Para você ter uma conversa aberta, de coração rasgado com Deus, para você ser guardado por ele, para ser curado da ansiedade, você precisa estar em Jesus. Você precisa ter um encontro pessoal de salvação com Jesus. 

c)- Estar em Jesus não é respeitá-lo como homem, como líder espiritual, revolucionário. É aceitá-lo como único salvador, único mediador entre Deus e os homens. O único que pode guardar a nossa vida hoje, até a eternidade.  

Com muito temor e tremor, Deus te abençoe. 

Pr. Paulo César

pastorpauloipatinga@hotmail.com 

3 Respostas to “Como vencer a ansiedade.”

  1. carol said

    Boa noite…estav terrivelmente anciosa…n’ao entrei na aula…, estou cursando administra;’ao de empresas…
    ent’ao evim pesquisar sobre minha doen;a, que me acompanha h[a 5 anos , a drepress’ao…e ansiedade
    estou bem melhor ap[os ver esse site

  2. Lúcio said

    Pastor, louvado seja Deus pela sabedoria que lhe deu para fazer um estudo maravilhoso como este, sobre a ansiedade. Muito obrigado por ter deixado o Espírito Santo te usar para nos abençoar. Que Deus o abençoe profundamente e grandemente.
    Um Abraço! Que a Paz de Jesus Cristo nosso Salvador, seja sobre você e toda sua família.

  3. marcos said

    a sua orientação a respeito da ansiedade foi de grande ajuda para mim, obrigado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: