RAÍZES DA FÉ. (Pr. Paulo Cesar)

Crescer com profundidade

IPATINGA, MINHA TERRA HOJE

Posted by pastorpaulo em 30 abril, 2007

Como pastor estamos sempre submissos a vontade de Deus, pois, Ele, como o Senhor da nossa vida e da nossa vocação tem todo o direito de nos enviar ao campo de trabalho que Ele mesmo designar. É assim que tenho vivido meu pastorado, porque assim compreendo a vocação nos termos bíblicos. Antes de assumir o ministério pastoral, com minha família morei em Ituiutaba (Mg), Limeira e Campinas (Sp). Como pastor morei 10 anos em São Sebastião do Paraíso (Mg), e há 04 anos estamos residindo em Ipatinga. Deus concedeu a toda a minha família a dádiva de adaptar com facilidade em todas as cidades onde moramos, considerando claro, que os filhos quando crianças enfrentaram dificuldades normais como saudades dos familiares e coleguinhas, mas nada que gerasse grande transtorno a nossa vida em outra cidade. Deus também nos concedeu a maravilhosa graça de sermos bênçãos as famílias com as quais convivemos nestas cidades, bem como fomos muito abençoados nestas terras que com grande alegria e saudade nos lembramos delas. Mas, o meu intuito neste artigo, além de registrar meu sentimento de saudade, algo do tipo nostálgico por onde passamos, é também dizer de toda a alegria por morar em uma cidade tão linda, tão bem cuidada, tão bem administrada, tão progressista, tão visionária, apesar de ser tão jovem, apenas 43 anos. Ipatinga é uma cidade linda, que possui um povo muito hospitaleiro, com uma diversidade cultural bem típica dela devido a sua população ter sido resultado da imigração de famílias de vários estados do País, principalmente Bahia e Espírito Santo. Aprendi com a palavra de Deus, que eu devo honrar o lugar onde o Senhor me envia, “Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei” (I Pe.2:17). Hoje me considero ipatinguense com muito orgulho, assim como por 10 anos me senti honrado em ser paraisense. E como pastor-cidadão quero cumprir a minha parcela no propósito de Deus para a cidade de Ipatinga. Propósitos estes que encontro em Jeremias 29:4-7.

1- Deus me enviou para Ipatinga. No verso 4, Jeremias está falando que foi Deus quem deportou Israel para a Babilônia. Não estou em nenhum exílio, mas, assim como Deus enviou Israel de um lugar para o outro,  esta verdade é fato em nossas vidas. Estou aqui pela vontade de Deus. Portanto, sou grato ao Senhor, porque sua vontade está se cumprindo em minha vida, e com meus atos e palavras devo honrar esta cidade.

2- Devo contribuir para o progresso de Ipatinga. No verso 5, Deus mandou que o povo dele contribuisse significativamente  para o progresso social da Babilônia, que apesar de ser a mão pesada sobre Israel, era o lugar que havia sido escolhido para o povo crescer e comer o fruto daquela terra. Este mandado Deus também nos entregou. Estar em Ipatinga só tem sentido se for para participar do seu progresso social. Devemos apoiar todo evento, investimento e ações estratégicas que visam o progresso da cidade.

3- Devo contribuir para o crescimento do Reino de Deus em Ipatinga. No verso 6, Deus diz que o povo dele deveria crescer através do casamento para que a nação não “diminuisse”. Deus estava vendo além de uma nação, um país. Deus estava vendo a sua família espiritual, a nação dos céus, o seu próprio reino. É lamentável quando lemos estatísticas que apontam uma diminuição do povo de Deus em determinadas cidades. É meu papel como pastor-cidadão-ipatinguense contribuir para que o Reino de Deus cresça nesta cidade. A população que irá morar no céu precisa ter milhares de ipatinguenses, e sobre mim pesa esta responsabilidade, a de salvar alguns deles.

4- Devo trabalhar e orar pela paz em Ipatinga. No verso 7, Deus ordena que seu povo empenhe pela paz da cidade. É nosso dever envidar esforços para vivermos em paz na cidade. A lógica das palavras no texto é impressionante. 1º- Eu trabalho pela paz, promovo a paz social. 2º- Eu oro ao Senhor para que ele permita a paz na cidade, pois ele é o doador da paz. 3º- A cidade tendo paz, eu, minha família, todos, teremos paz.

Deus seja louvado por esta terra, pelo povo maravilhoso que ocupa este pedaço de chão. Obrigado Senhor, pela honra que está me concedendo de pastorear e ministrar a tua graça nesta rica, linda e progressista cidade.

Parabéns Ipatinga! 43 anos debaixo da graça do nosso Deus.

 Pr. Paulo Cesar

    

Deixe uma resposta

 
