RAÍZES DA FÉ. (Pr. Paulo Cesar)

Crescer com profundidade

CEIA, CELEBRAÇÃO E NÃO FRUSTRAÇÃO.

Posted by pastorpaulo em 2 maio, 2007

                  

            Existe uma expressão popular, principalmente entre os jovens não crentes que é usada para expressar uma grande frustração, “barrado no baile”. Imagine, o garoto se aprontar, caprichar no visual para ir a uma festa encontrar com a menina dos seus sonhos, e por um motivo for barrado na entrada. A festa foi uma frustração.            Infelizmente eu percebo que muitos crentes ao participarem da Ceia, não participam de uma celebração que é alegria, ressurreição, vida em potencial, antes experimentam uma frustração aparentemente incurável, pois o fenômeno se repete em todas as ceias.  Em João 13, quando Jesus participou da última páscoa com os seus apóstolos e instituiu a Ceia, aprendemos alguns princípios que nos orientam em como participar da Ceia, fazendo dela uma celebração e não uma ocasião frustrante.

1º. Ame Indistintamente. O verso 1 diz que Jesus, “tendo amado os seus que estavam no mundo…” Jesus amou até ao fim a João, apóstolo amigo, carinhoso, íntimo a ponto de reclinar sobre o peito de Jesus (25), mas amou também a Pedro, homem impulsivo, violento e que negaria a Jesus mais tarde. Inclua todos os que são de Jesus no seu amor e a Ceia será uma festa interminável.

2º. Ame Incondicionalmente. O versículo 1 também diz que Jesus, “amou-os até ao fim.” Se Jesus tivesse imposto condições não teria amado a nenhum deles por mais de uma semana ou um dia, no entanto Ele amou-os até ao fim, porque resolveu amá-los incondicionalmente. Amar é um mandamento de Deus (Mt.22:36-40), amar incondicionalmente é uma de-cisão de cada um, que precisa ser reassumida diariamente. Quem ama incondicionalmente faz da vida uma festa e da Ceia uma grande celebração.

3º. Valorize e Concentre-se no que é Superior. Jesus participou da Ceia sabendo de duas verdades, uma é que Judas iria traí-lo, a outra é que “o Pai tudo confiara as suas mãos, e que ele viera de Deus e voltava para Deus.” (3) Jesus não subestimou a traição de Judas, mas também não valorizou seu gesto diabólico. Jesus valorizou e concentrou no que era superior, era filho de Deus, e tinha o Reino do Pai, todo em suas mãos. Ao invés de desistir, levantou-se da ceia e ministrou um precioso ensinamento de humildade aos discípulos. Faça da Ceia uma festa, saiba quem você é, e o propósito de Deus para a sua vida, e deixe para trás, através do perdão todas as demais coisas menores que estas.

4º. Seja um Trabalhador do Reino. Os versos 4 e 5 dizem que Jesus tomou alguns utensílios, “toalha” e “bacia”. Eles foram às ferramentas que Jesus utilizou para demonstrar que todo crente deve ser um trabalhador do Reino de Deus. O interessante é que Jesus realizou um trabalho para os seus discípulos que eram a sua Igreja, nos deixando a ordem de que nós devemos trabalhar em nossa Igreja, não fugir das responsabilidades que existem nelas e investir nossas energias em instituições pára-eclesiásticas, ou outros grupos religiosos com a desavergonhada desculpa de que estamos trabalhando para o Reino. Ceia só é festa quando temos a consciência limpa de que trabalhamos com afinco na Igreja, onde Jesus nos salvou e nos plantou para frutificarmos.

5º. Confie Sempre na Soberana Graça de Deus e Siga em Frente. Pedro iria recusar que Jesus lavasse seus pés, mas Jesus lhe disse, “o que eu faço não o sabes agora, compreendê-lo-ás depois.” (7) Jesus estava dizendo a Pedro, confie em mim, confie no que estou fazendo ainda que você não entenda ou ache um absurdo, apenas confie. Amados! Jesus nos ensina que devemos sempre confiar na Soberana Graça de Deus e seguir em frente. Ceia é sinônimo de festa, mesmo quando não estamos vivendo a vida em festa, ainda assim celebre confiando em Jesus, Ele sabe o que está fazendo, Ele sabe o milagre que está realizando. Somente confie em Sua graça e siga em frente.           

Com muito temor e tremor,                        

Pr. Paulo Cesar da Silva                              

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: