RAÍZES DA FÉ. (Pr. Paulo Cesar)

Crescer com profundidade

DEUS É DEUS QUE SE REVELA

Posted by pastorpaulo em 14 maio, 2007

         “Deus existe ou ele é uma necessidade nossa?” Perguntou-me um decorador. Homem sensível, apaixonado por artes, amigo, profissional competente, porém declaradamente ateu. Respondi-lhe, “sua pergunta é a própria resposta em duas afirmativas. Deus existe, e nós temos necessidade dele”. Aproveitei a oportunidade e falei-lhe do Deus que se revela a nós, das formas como Deus se revela e o que é necessário para percebermos Deus em nossa realidade. Um astronauta que viajou pelo espaço e tentou encontrar respostas para a sua alma inquieta declarou, “viajei pelo espaço e não vi Deus, Deus não existe”. Às vezes ficamos assustados quando tomamos conhecimento que determinada pessoa professa o ateísmo. O que para nós é motivo da afirmação da existência de Deus, como por exemplo, as descobertas, o conhecimento e o avanço da ciência, preditos desde tempos antigos na palavra de Deus, (Dn.12:4; I Co.13:8) são razões para que os livre pensadores e ateus continuem indiferentes a existência de Deus e deliberadamente crendo na capacidade humana e cessação da vida no dia da morte. A Bíblia nos diz que Deus é Deus que se revela. A idéia geral de revelação implica em duas verdades incontestáveis, uma é que só podemos conhecer de Deus e sobre Ele, aquilo que Ele mesmo deixar se revelar, aquilo que Ele mesmo quer mostrar ou se dar a conhecer. Tecnicamente chamamos a este fato de a incognoscibilidade de Deus. Deus só pode ser conhecido na proporção que Ele mesmo se revelar. (Jó. 11:7; Rm. 1:20; 11:33-34; I Co.2:10). Assim como podemos tocar a terra, sem, no entanto conseguir abraçá-la toda, podemos afirmar a existência de Deus, sem, no entanto sabermos tudo o que ele é. A outra verdade que decorre da idéia geral de revelação é que a fé é o elemento imprescindível para se obter a revelação de Deus (Hb.11:1, 3, 6). A fé não pressupõe cegueira, isto é, que devemos confiar nossa existência em um Deus que está escondido em um lugar distante chamado céu, nem pressupõe também ignorância racional e lógica, ou seja, que devemos crer no abstrato sem ter algum conhecimento mensurável. Antes, a fé estabelece um relacionamento com Deus, baseado no conhecimento que esse mesmo Deus permitiu amorosamente ao homem ter. Deus criou o homem para ter uma relação especial com Ele. E como Ser infinito, incognoscível e eterno, Deus veio ao encontro do homem, revelando sua existência, tornando-se assim conhecido e mostrando ao próprio homem o seu projeto santo e perfeito para a raça humana. (Gn.3:8-9; 20:3; Jz.6:11-12; Is.6:8; Jr.1:4-10; Mt.1:20; Jo.1:14; At.9:5; Gl.4:4-5). 

      Amados, uma das lições mais fantásticas que aprendemos sobre a revelação de Deus é que Ele continua se revelando. Deus ainda fala hoje. Portanto ao orar, não faça de sua oração um monólogo, mas permita Deus falar ao seu espírito. Ao ler a Bíblia, leia com os olhos, mas abra a alma, Deus quer colocar uma palavra poderosa dentro dela. E fique atento, Deus fala de muitas outras maneiras, tais como as circunstâncias, conselheiros, fatos e servos ungidos. Quem tem ouvidos ouve a voz do Deus que é Deus de revelação. Com muito temor e tremor

Pr. Paulo Cesar                                      

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: