RAÍZES DA FÉ. (Pr. Paulo Cesar)

Crescer com profundidade

MULHER VIRTUOSA, UM CONTRA SENSO PARA OS NOSSOS DIAS? (PV.31:10-31)

Posted by pastorpaulo em 22 maio, 2007

INTRODUÇÃO

01- Este texto mostra o retrato da mulher virtuosa da cultura judaica no 10º século antes de Cristo.

a)- Aos olhos de Deus, a mulher com estes predicados continua sendo virtuosa em todas as épocas.

b)- Mas, aos olhos de muitos homens, ela é apenas mais uma mulher com alguns dotes a mais que as outras.

02- Mas, veja, o retrato da mulher virtuosa aos olhos de Deus: 1-Ela é a felicidade do seu marido (10), 2-Ela é dedicada no seu trabalho (11-13), 3-Ela se sacrifica pela família (14-15), 4-Ela enxerga a vida do lado de fora da casa (16-19), 5-Ela é generosa com os necessitados (20), 6-Ela é discreta no falar e sábia no agir (26), 7-Ela teme ao Senhor (30), 8-Ela espera a recompensa do Senhor (31).

03- Deixa eu lhe dizer algo, mas não se assuste ou escandalize com esta minha afirmativa, pois a história humana e a nossa experiência comprovam este fato. É que muitos homens querem esta mulher como esposa, e muitos filhos querem esta mulher como mãe, não para somarem com ela, mas, para descansarem nela, para explorarem-na como mulher.

a)- Afirmo sem nenhum medo de errar, que infelizmente a mulher virtuosa não é a esposa ideal para certos maridos e nem a mãe ideal para certos filhos.

TRANSIÇÃO.

01- Com base na afirmação anterior, surge a pergunta, Será a mulher virtuosa um contra senso para os nossos dias?

a)- A luz da palavra de Deus e de tantas experiências vividas por mulheres dos nossos dias, quero fazer algumas considerações sobre este questionamento.

1º.) SE VOCÊ É MULHER VIRTUOSA, COMO DESCRITA NESTE TEXTO, NÃO SE DEIXE SER ACHADA POR DETERMINADOS HOMENS. (10)

01- Se você é uma mulher virtuosa e já foi encontrada pelo homem errado, receba meus sentimentos, mas, receba também meu apoio espiritual para carregar este fardo até o dia final.

a)- O texto diz que você é mais preciosa que jóias valiosíssimas, mas o homem errado não te vê assim. Ele te vê como mais uma mulher criada por Deus, como todas as demais.

b)- Não é só o coração dele que ele confia a você. Ele confia a você o seu bolso, isto é, deixa você se virar com os compromissos financeiros. Ele confia a você os braços preguiçosos dele, para que você trabalhe fora e dentro de casa como uma empregada. Ele confia a você a mente impensante dele, a fim de que você se estresse de tanto pensar em soluções para os diversos problemas que a família enfrenta.

c)- Os filhos pelo péssimo exemplo ensinado diariamente por este tipo de pai, te acham a melhor mãe do mundo, mas no íntimo pensam: “se mamãe morrer, onde vamos conseguir uma empregada igual para a nossa casa”.

02- A mulher virtuosa deste texto é um presente de Deus para um homem de Deus. Em mãos erradas ela é simplesmente uma escrava de luxo, sem nenhuma valorização familiar.

a)- O verso 11 diz que ela sustenta a casa enquanto o marido feudal desfruta a vida com os bons colegas exploradores do alheio.

b)- O verso 14 diz que a semelhança do navio que vem de longe trazendo mercadorias para negociar, ela não mede distância e tempo buscando recursos para a família, enquanto o maridão feudal se mostra de bacana e elegante na praça para os conhecidos e como bom cidadão na sociedade.

03- Em Efésios 5:25, o apóstolo Paulo adverte a todo marido, “Amai voas mulheres como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”

a)- O mínimo que Deus espera de um esposo, é que ele ame a sua esposa como Cristo ama a Igreja. Você não precisa amar seu vizinho, seus irmãos de fé, seus amigos, como Cristo ama a Igreja, mas a sua esposa sim, isto é mandamento de Deus para o homem como marido.

b)- Deus espera que o marido se sacrifique por sua esposa. Nunca exponha sua esposa em situação de vexame. Nunca a critique diante de outras pessoas. Nunca a deixe correr risco de vida quando você estiver por perto, corra você o risco como prova de um amor sacrificial por ela, assim como Cristo o fez pela Igreja.

04- Marido, se você tem uma esposa virtuosa, honre esta mulher, ponha ela em destaque, defenda-a se preciso for com a própria vida. Ela é uma dádiva de Deus.

2º.) SE VOCÊ É MULHER VIRTUOSA, COMO DESCRITA NESTE TEXTO, FAÇA O BEM E NÃO O MAL PARA O SEU MARIDO. (13)

01- Tem mulher virtuosa que estraga o marido todos os dias, e acha que está fazendo um grande bem para ele, quando na verdade está fazendo um terrível mal.

a)- Toda noite: Ela vai até a poltrona do “Papai”, em frente a TV e apanha as meias, os sapatos, as vezes o copo, porque o maridão feudal deixou jogado.

b)- Toda tarde: Ela leva a toalha até o chuveiro, porque ele nunca se lembra de levar. E quando ela esquece, ouve os gritos dele com certa falta de educação, lembrando-a que ela não cumpriu a tarefa daquele horário.

c)- Toda manhã: Ela quem passa a manteiga no pão, tira a semente do mamão, coloca o chá, leite ou café na xícara.

d)- Toda refeição: Ela quem põe a mesa, tira os pratos, faz o prato que ele gosta, coloca a comida no prato dele.

02- Toda mulher virtuosa que trabalha muito e sozinha dentro de casa, faz mal a seu próprio marido. Ele precisa participar da vida comum e cotidiana do lar.

a)- O apóstolo Pedro disse, “Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil. Tratai-a com dignidade, porque sois juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações” (I Pe.3:7).

b)- Comum aqui signifca, envolver com coisas corriqueiras da casa. Aquilo que é comum a todos que vivem no mesmo universo, isto é, o lar.

c)- Marido que considera a esposa não a trata como escrava de luxo. Antes, ele cuida dela como cuida do seu próprio corpo.

d)- Muitas orações de famílias estão sem respostas. É Deus que está esperando o marido mudar seu comportamento e conduta dentro do lar para com a família e especialmente com a esposa.

3º.) SE VOCÊ É MULHER VIRTUOSA, COMO DESCRITA NESTE TEXTO, NÃO DEIXE A SUA LÂMPADA APAGAR. (18)

01- Se o teu marido não é um homem virtuoso, parecido com você, não desanime, Deus pode transformar este marido feudal. E quando esta transformação ocorrer, você verá o fruto da sua esperança consolidado.

02- Todos nós sabemos que é muito difícil não deixar apagar alguns sentimentos, quando não se é correspondido na mesma proporção.

a)- Ainda que a tua vida seja invadida pelas trevas, não deixe a tua esperança apagar. Se não puder manter vivo todos os sentimentos, lute para que a esperança não desfaleça, pois é ela que te manterá viva para colher o fruto da transformação.

b)- Não é fácil ser amante a noite, se durante o dia só recebeu reprovações ou ordens. Não há libido que transforme uma cama fria em um leito conjugal ardoroso.

03- Nosso texto apresenta pelo menos três razões para que você mulher virtuosa, não deixe apagar a sua esperança.

1- Mantenha-se vestida de dignidade (25).

a)- Deus te fez para ser dígna. Você é dígna não para o seu próprio aprazimento, da família, ou de outras pessoas. Você é deve ser dígna para a glória de Deus.

b)- Não desça ao vale das mulheres medíocres e mesquinhas. Mulheres que se corromperam pelo pecado e hoje vivem vestidas de indignidade.

c)- O Apóstolo Paulo orientando seu filho na fé, Timóteo, sobre como pastorear a Igreja. ele o advertiu dizendo que determinadas mulheres, “tornam-se levianas, vivem ociosas, tornam-se fofoqueiras, causadoras de intrigas”. E o apóstolo conclui, “são seguidoras de satanás”.

2- Você será louvada (30)

a)- Existe alguém que está te vendo. Ainda que não seja dentro da sua casa. Do lado de fora tem alguém de olho em você, na sua dignidade, no seu estilo de viver.

b)- É impossível viver com dignidade e não ser notada. A lâmpda acesa no lustre ilumina e lança luz sobre muitos e até atinge uma considerável distância. Portanto, continue acesa, contagiante, empolgante como mulher virtuosa, porque alguém te honrará, te exaltará, reconhecerá o seu valor, fazendo seu marido despertar para o bem precioso que Deus colocou na vida dele.

3- Deus frutificará a sua vida (31)

a)- Deus é fiel em tudo que prometeu. Ele cumpre o que disse em sua palavra.

b)- Em Gálatas 6:6-7 encontramos, “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará… o que semeia para o Espirito do Espírito colherá vida eterna”. Em Hebreus 6:10, nós lemos outra promessa de Deus, “Deus não é injusto pra ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o seu nome…”.

c)- Com base nestes e tantos outros textos da palavra de Deus, descanse na fidelidade do Senhor. Você verá o fruto da sua vida de mulher virtuosa. Tão somente confie no Senhor e invista tudo quanto puder em ser uma mulher virtuosa.

CONCLUSÃO.

01- Não abra mão de ser uma mulher virtuosa. Não desista. Deus te chamou para você ser uma mulher virtuosa.

a)- Viver como mulher abaixo deste padrão, é negar a sua santa vocação.

Deus te abençoe como mulher virtuosa neste mês da família e por todos os dias da sua vida.

Pr. Paulo Cesar

6 Respostas to “MULHER VIRTUOSA, UM CONTRA SENSO PARA OS NOSSOS DIAS? (PV.31:10-31)”

  1. LUZ ANTONIO GUILHERME said

    Caro

    Pr.Estou quebrando barreiras,estava procurando algum sernão para estar levando a palavra para daqui alguns dias e encontrei o que estava procurando sobre o mês da familia, agradeço a Deus por ter encontrado e ao querido Pr.pelo o vosso conhecimento para palabra de Deus.

    Peço que esteja orando, pois o desafio de quem inicia é muito dificil

  2. karla rodrigues said

    EXCELENTE ARTIGO. PASTOR PAULO QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO O SEU MINISTERIO E O SEU CASAMENTO. EM CRISTO. KARLA GESMA.

  3. Creuza Barbosa said

    Pr. Paulo,

    Estava procurando algo sobre a mulher virtuosa e encontrei aqui no seu site. Vou pregar domingo próximo, dia 30/09 sobre “A Beleza da Mulher Virtuosa”. Obrigado por algo que me deu uma grande ajuda.
    Que Deus o abençoe.

  4. Eveline Moraes said

    Pr. estou fazendo um trabalho sobre a mulher virtuosa e o feminismo, ao ler esse seu texto a minha vontade era colocar em todos os outdoores do mundo para que todos lêssem. Fantastico,o senhor conseguiu com muita sabedoria falar o que nós mulheres sempre desejamos, o machismo ta tomando conta de alguns que se dizem povo de Deus, e isso ta fazendo com que as mulheres sejam frustradas em todas as areas, oro para que as pessoas leiam seu artigo e revejam seus conceitos, obrigada pelas palavras, Deus abençoe.

  5. jeanne herman said

    Parabens pelo artigo! Grande ensinamento para todas nos esposas.

  6. Mari said

    Gosto muito de pesquisar na net, sobre varios temas, e fiquei feliz pastor Paulo por essa matéria. Mas infelismente o senhor tem razão, ainda existe muitas mulheres virtuosas, que nao sabem o real valor. Isso temos vistos dentro do povo de Deus. Que Deus continue a abençoar mas a sua vida e seu ministério. Grata Mari.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: